Mostrar mensagens com a etiqueta Vale a pena pensar nisto. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Vale a pena pensar nisto. Mostrar todas as mensagens

sábado, 19 de junho de 2010

Saramago

Ontem faleceu José Saramago, um doente paliativo... "Começa a parecer-me absurda esta maneira de viver", uma frase dita por ele e que em alguns momentos da nossa vida faz todo o sentido...

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Homenagem a Rosa lobato Faria

Hoje, numa das minhas leituras em memória desta bela senhora, li que "aos 17 anos Rosa Lobato Faria queria ser actriz mas a família entendeu que he caía melhor um curso de Germânicas, tirado em Coimbra. Obediente, licenciou-se mas o seu mundo era outro. Na década de 60 foi locutora na RTP e deu-se a conhecer (...)" (Pinhão, p.47)
Engraçado ver como ela mediu, parou e se virou para ela própria para fazer o que gostava.
Um exemplo a seguir... Fez tudo o queria fazer na vida

Texto extraído da Revista Domingo sobre Rosa Lobato Faria (1932-2010)

sábado, 30 de janeiro de 2010

Avatar

Avatar significa a capacidade de encarnar (de uma forma muito simples)
Vi o filme e percdebi que muitas vezes temos que saber parar, mudar de rumo, encarnar noutro mundo para ser felizes. Foi o que fez o Avatar, parou, viu o que queria, lutou e mudou de mundo...
Podemos todos aprender com ele, porque ali (noutro planeta) as pessoas aceitam-se como elas são e não como queremos que elas sejam...

Um grande beijo meus amigos...

domingo, 3 de janeiro de 2010

Grandes declarações de princípios

Ao ouvir rádio hoje no regresso a casa ouvi esta frase:

"Grandes declarações de principios, normalmente acabam por dar saídas com o rabo entre as pernas pela esquerda baixa"

Júlio Machado Vaz, hoje na Antena 1

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Violência Doméstica

"Nove em cada dez vítimas de violência doméstica são mulheres e, diz a APAV, só 5% dos agressores são divorciados. Os autores são quase sempre maridos (56,1%) ou companheiros de união de facto ( 14,9%)"

In Domingo suplemento nº 11144 do Correio da Manhã

Estejam atentos que violência não é só fisica, mas também psicológicamente, através de manipulação ao longo dos anos... Muitas vezes as pessoas são agredidas e nem se apercebem, tal é a manipulação do agressor(a)

domingo, 27 de dezembro de 2009

Vida, dor e alegria

"Só podemos amar o que, duma ou doutra maneira, tem importância para nós. Mas com a catexia existe sempre o risco de perder ou rejeição. Se tomar a iniciativa em relação a outro ser humano, há sempre o risco dessa pessoa se afastar de si, deixando-o mais dolorosamente só do que estava antes. Ame qualquer coisa viva - uma pessoa, um animal de estimação, uma planta - e ela morrerá. Confie em alguém e poderá magoar-se; dependa de alguém e esse alguém pode decepcioná-lo. O preço da catexia é a dor. Se alguém estiver determinado a não sentir dor, terá de passar sem muitas coisas: ter filhos, casar-se, o êxtase do sexo, a esperança da ambição, a amizade - tudo o que torna a vida viva, preenchida e com significado. Tome iniciativa ou desenvolva-se em qualquer dimensão e a dor, assim como a alegria, serão a sua recompensa. Uma vida será cheia de dor. Mas a única alternativa é não viver completamente ou nem viver."

M. Scott Peck in O caminho menos percorrido

P.S. Catexia pode definir-se como investimento

sábado, 26 de dezembro de 2009

Mensagens de Natal

Este Natal (que finalmente já ninguém fala nele) recebi, tal como muitas pessoas mensagens de Natal. Curiosamente a que achei mais interessante não está assinada por isso não sei quem mandou. Mas está tão real que decidi transcrevê-la.

"Dentro de ti estão os teus sonhos, o teu entusiasmo, os teus desejos e as tuas alegrias. Dentro de ti está o mundo inteiro e também o poder de alcançar a felicidade... Se queres ser feliz respeita quem te ama, ignora quem não te merece, ama quem te dá valor e sobretudo vive a vida da forma que mereces viver... Por isso cria projectos para o NOVO ANO e vive estes últimos dias de 2009 com alegria e junto daqueles que mais amas..."

Obrigado a todos os que me mandaram sms nestes dias de NATAL

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Natal

Estamos em época de natal, altura em que todas as pesoas enviam sms para desejar boas festas e tal....
Quando na realidade o que interessa é o ano todo... Porque não dizemos á pessoas que gostamos delas todo o ano, todos os dias???
Só lamento que as pessoas só se lembrem na altura do Natal

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Coragem

"Tenha coragem para mudar o que pode ser mudado, paciência para aceitar o que não pode ser mudado e sabedoria para distinguir uma coisa da outra"

Anónimo

Quantas vezes andamos a tentar mudar o que não pde ser mudado???
Quantas vezes não aceitamos o que temos que aceitar???

Um abraço a quem me deu conhecimento deste pensamento...

domingo, 13 de dezembro de 2009

Ser Assertivo

Cada dia que passa vejo alteração nos comportamentos das pessoas. As pessoas não são assertivas, ou seja verdadeiras, escondem os sentimentos, as emoções, os desejos...

sábado, 12 de dezembro de 2009

Sente o que tiveres de sentir

"Tudo conflui repentinamente - o facto de os meus dedos serem apenas ossos e a minha pele ser praticamente translúcida. Dentro do meu pulmão esquerdo, sinto as células a multiplicarem-se, a aglomerarem-se, como cinza a encher lentamente um vaso.Em breve deixarei de respirar.
- É normal sentires medo - disse Zoey.
- Não, não é.
- Claro que é. Sente o que tiveres que sentir.
- Imagina, Zoey... estar constantemente aterrorrizada.
- Posso imaginar.
Mas não pode. Como seria possível, quando tem toda a vida à sua frente? Escondo-me de novo sob o chapéu, apenas por algum tempo, porque vou sentir falta de respirar. E de falar. E de janelas. Vou sentir a falta de bolos. E de peixe. Gosto de peixes. Gosto de ver as suas boquinhas em movimento, a abrir, a fechar, a abrir."

Jenny Downham In Antes de eu Morrer

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Por falar no que queremos...

Nós só damos o que queremos aos outros e os outros só nos dão o que querem dar...
Não podemos tocar no livre arbítreo dos outros... por muito que nos custe...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Por fim ao Stress

Engraçado, no outro dia enquanto lia uma revista vi um artigo que refere 20 segredos para por fim ao Stress... (Quem não precisa??)
1. Não antecipar problemas (não sofrer por antecipação, não ganhamos nada com isso)
2. Organizar-se (estabelecer prioridades, fazer uma coisa de cada vez)
3. Desistir de se ser super poderoso (respeitar os limites)
4. Dar oportunidade ao prazer ( não recusar a diversão, ouvir música, dançar)
5. Praticar desporto (caminhar ou fazer exercício físico no ginásio)
6. Fazer sexo
7. Pensar positivo (mesmo que se tenha grandes desafios esperar sempre o melhor)
8. Relaxar (tirar férias mentais, deixar os pensamentos viajar por dois minutos)
9. Meditar (a sós, num lugar calmo, fechar os olhos, 5 minutos por dia)
10. Respirar fundo ( tensão? Inspirar profundamente e contar até 10)
11. Beber água (hidrata e dá refresco ao corpo)
12. Melhorar a alimentação (abusar de legumes, frutas e vitaminas)
13. Rir-se da situação e de si mesmo (para lidar melhor com as frustrações)
14. Parar de fazer o que não gosta (irá sentir-se renovado)
15. Descansar (o cansaço resolve-se com repouso, não com truques)
16. Soltar a voz (onde entender... cante... alivia os nervos)
17. Chorar (alívio natural contra a ansiedade e angústia)
18. Desfrutar da manhã (não dormir até tarde, aproveitar o dia)
19. Mudar o ritmo (levantar mais devagar, comer com calma, falar menos...)
20. Fugir da rotina (planear um programa diferente, recarregar baterias)


In Happy Woman Novembro de 2009 (adaptado)

terça-feira, 29 de setembro de 2009

MEDO...

No outro dia ía no meu carro e ao ouvir esta música reparei na letra... Muitas vezes nem nos lembramos de todas aquelas que pedem ajuda desta forma...
Dedico a todas as pessoas que vivem diariamnete com medo no seu próprio lar...

sábado, 5 de setembro de 2009

Purifica

"Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo"


Pitágoras

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Relações

"Há relações húmus que permitem à liberdade e à autonomia germinar; há relações jardim que deixam as pessoas desabrochar; há relações fonte que as ajudam a crescer"

Phaneuf 2004

Felizmente senti tudo isto na minha Evolução pelo mundo dos paliativos, pelas fontes que encontrei (Inês e Andreia)

terça-feira, 28 de julho de 2009

Morte e Reflexão

"Quanto mais reflectirmos sobre a morte, mais apreciamos e valorizamos cada instante da vida. A morte tem como objectivo: chamar-nos para a vida."

Abílio Oliveira, citado por Gabriela Cerqueira, 2008

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Morte e perda

"A morte não é a maior perda. A maior perda da vida é o que morre dentro de nós, enquanto vivemos"

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Se por um instante...

"Se por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marioneta de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas certamente pensaria tudo o que digo. Daria valor à coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam."

Gabriel Garcia Márquez

sábado, 18 de julho de 2009

Educar é...

Recebi por mail a história que vos vou contar (um grande beijinho para a Benedita)

"Era uma vez um homem que apanhava diariamente o autocarro para o trabalho...
Após a primeira paragem, subia uma senhora que se sentava ao lado da janela...
A senhora abria a carteira e durante todo o trajecto atirava algo pela janela. Fazia sempre a mesma coisa e um dia, o homem intrigado, perguntou-lhe o que estava a atirar pela janela.
- São sememtes, respondeu-lhe a senhora.
- Sementes? Sementes de quê?
- De flores. É que olho lá para fora e está tudo vazio... Gostaria de poder viajar vendo flores durante todo o caminho. Não acha que era bonito?
- Mas as sementes caem na estrada! Os carros destroe-nas, os pássaros comem-nas... Acha que as suas sementes irão germinar em todo o caminho?
- Claro que sim. Mesmo que algumas se percam, outras irão para a terra e com o tempo crescerão.
- Mas... Demorarão a crescer, precisam de água!
- Eu faço aquilo que posso, os dias de chuva hão-de vir!
A senhora seguiu com o seu trabalho... e o homem saiu do autocarro para ir trabalhar, pensando que a senhora tinha perdido um pouco do seu juizo.
...
Uns meses depois...
...
Era uma verdadeira paisagem colorida de flores!
Lembrou-se da senhora, mas já há alguns dias que não a via.
Perguntou ao motorista:
- A senhora das sementes?
- Coitada, morreu o mês passado.
O homem sentou-se novamente e continuou a olhar para a paisagem pensando:
"As flores nasceram, mas para que serviu todo esse trabalho, se não pode ver o resultado?"
De repente, ouviu o riso de uma criança. Uma menina apontava entusiasmada para as flores...
- Olha pai! Olha tantas flores bonitas!
A senhora desta história fez o seu trabalho e deixou a sua herança a todos quantos a puderam receber, a todos os que a puderam contemplar e ser mais felizes.

Dizem que o homem desde aquele dia, fez a viagem de casa para o trabalho com um saco de sementes...

Educar é ajudar a descobrir caminhos..."

Obrigada a quem me enviou este mail...