quarta-feira, 29 de julho de 2009

As licões dadas pelos Gansos

Eis uma lição aprendida no meu local de estágio

"Facto 1: Quando cada ganso bate as suas asas cria uma “motivação” para os que o seguem. Ao voar em formação em “V”, o bando adiciona 71% mais de alcance do voo, se comparado com o voo de uma ave isolada.
Lição: às pessoas que compartilham uma direcção comum e um sentido de comunidade podem chegar onde querem mais rápido e facilmente se estiverem a viajar impulsionadas umas pelas outras.

Facto 2: Quando um ganso sai da formação, sente de súbito a carga e a resistência de voar só. Ele rapidamente retorna a formação para tirar vantagem da força de impulso da ave imediatamente à sua frente.
Lição: se nós tivermos tanto bom senso como o ganso, ficamos em formação com aqueles que estão a ir na direcção que queremos ir. Nós estamos a querer aceitar a sua ajuda e ajudar os outros.

Facto 3: Quando o ganso que voa à frente se cansa vai para o fim da formação e o ganso seguinte toma a liderança.
Lição: vale a pena fazer uma rotação de tarefas difíceis e compartilhar a liderança

Facto 4: Os gansos grasnam quando voam em formação para encorajar os que vão à sua frente a fim de manterem a velocidade
Lição: Nós temos de ter a certeza de que o nosso grasnar é encorajador. Em grupos onde aja encorajamento, a produção é muito maior. O poder de encorajamento (defender arduamente ideias e valores essenciais próprios e encorajar as ideias e o essencial dos demais) é a quantidade de grasnido que almejamos

Facto 5: Quando um ganso fica doente, é ferido ou atingido por um tiro, dois gansos saem da formação e seguem-no na descida ou queda para o ajudar ou proteger. Ficam com ele até que possa voar ou morra. Em seguida partem numa nova formação ou se juntam novamente ao bando.
Lição: Se tivermos tanto bom senso como os gansos, devemos permanecer ao lado uns dos outros tanto nas épocas difíceis, como naquelas em que estamos fortes."
Angeles Arrien
TAO 73

1 comentário:

Anónimo disse...

Amiga, temos que ter em atenção que nem sempre é possível voar em grupo. Ás vezes temos que ir à frente sozinhos e enfrentar as situações, para nós podermos ajudar a nós e servir de guia aos outros.

Beijocas